Jaboatão cria Secretaria de Defesa Civil e vai fazer seleção pública para complementar o quadro

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou a criação da Secretaria de Defesa Civil do município, em visita do Coronel Clóvis Ramalho, Secretário-Executivo de Defesa Civil  de Pernambuco e do Tenente-coronel George Vitoriano, Diretor de Gestão de Riscos de Desastres, nesta sexta-feira. Para isso, será realizada seleção pública para contratação de 95 profissionais, reforçando a celeridade dos serviço de prevenção e resposta a desastres, cujo edital será lançado no primeiro trimestre de fevereiro.

“Segundo o IBGE, cerca de 33% da população jaboatonense moram em áreas de risco, ou seja, em torno de 230 mil pessoas, o que nos coloca em sexto lugar no país em moradias de risco. É um desafio extremo, sobretudo quando enfrentamos chuvas concentradas em quantidades bem acima da média, como as de 2022. Estruturar a Secretaria de Defesa Civil é uma forma de priorizar ainda mais o tema e tomar as decisões de forma mais rápida, já que o órgão fica ligado diretamente ao gabinete”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

O gestor também apresentou outras medidas adotadas para enfrentar o próximo inverno, como a implantação de um Sistema Inteligente de Monitoramento e Alerta que será instalado nas áreas de risco de deslizamentos e inundações  do município, no início de fevereiro. Desenvolvido pela startup Porang e Universidade de Pernambuco, núcleo de Caruaru, com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), a ferramenta permitirá um acompanhamento dos pontos em tempo real e o envio de mensagens à população.

A Prefeitura também vai dar ordem de serviço, em breve, para início da construção de 138 muros de arrimo em áreas de risco, com investimento de R$ 26,5 milhões, aguardando apenas autorização da Caixa Econômica Federal (CEF). E encaminhou ao Governo Federal de um Plano Habitacional com 305 unidades, para moradores que perderam suas casas, ainda sem retorno.

Em paralelo, ocorre a Operação Inverno, com intensificação de limpeza de canais, canaletas e galerias, além de serviços de drenagem e regularização de ruas. Neste ano, será feita a limpeza de 74 km de canais e outros 30km de canaletas, com recursos de R$ 50 milhões e previsão de recolher em torno de 220 mil toneladas de entulhos nos sistemas de drenagem. A Defesa Civil também reforçou a implantação de lonas e geopolímero nas encostas.

Ainda nesta quinta-feira, Grupo de Trabalho formado por integrantes de todas as secretarias se reuniu com Comitê de Lideranças de Jardim Monte Verde, discutindo projetos e propostas que vêm sendo construídos em conjunto com a comunidade. No caso de Monte Verde, a prefeitura elaborou projetos de contenção integrados a espaços de convivência (cujos equipamentos foram escolhidos pelos moradores, por meio de pesquisa) e agora segue em busca de recursos para executá-los.

“O modelo de criação de uma Secretaria Especial de Defesa Civil, proposto pelo município de Jaboatão, permitirá ao gestor de Defesa Civil Municipal celeridade nas ações estratégicas voltadas para as fases de atuação, principalmente as de preparação e prevenção de desastres, viabilizando maior efetividade junto às demais secretarias municipais que fazem parte do sistema de Defesa Civil, além de proporcionar à equipe técnica um trabalho mais próximo à população das áreas de risco. A Defesa Civil Estadual estará à disposição para dar todo apoio técnico que a cidade necessitar”, observou o secretário-executivo de Defesa Civil do Estado, coronel Ramalho.